top of page
Buscar
  • Foto do escritorPri

Roteiro Mergulho em Bonaire 2017 (06 dias)

Atualizado: 22 de mai. de 2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Visto: dispensa de visto por até 90 dias

Passaporte:  deve ser válido no momento de entrada

Vacinas:  exige vacina de febre amarela

Quando ir: o ano inteiro

Capital: Kralendijk

Moeda: dólar americano ($)

Idioma oficial: língua neerlandesa

Cod. telefone: +599

Padrão bivolt: 127V

Tomadas: A, C


Bonaire, juntamente com Aruba e Curaçao, formam as ilhas ABC do Caribe. Com suas águas transparentes e rica vida aquática, é considerada a capital internacional do mergulho.


Mas somente na ilha você entende por que Bonaire é a capital do mergulho. Inicialmente, os veículos disponibilizados para locação (eles são indispensáveis para se deslocar de um ponto a outro) são todos pickup´s. E no momento da locação, os usuários são orientados a deixar as chaves dos veículos na ignição, no momento dos mergulhos, e levar consigo todos os pertences de valor. Isso porque os meliantes da região podem quebrar os vidros para furtos, mas não roubam o veículo, em decorrência da impossibilidade de se deixar a ilha (o que somente ocorre por meio de avião ou embarcações). Portanto, a orientação é: cuidado com o furto dos objetos de dentro do veículo, não com o veículo. Assim, saíamos para mergulhar e os vidros ficavam abertos juntamente com a chave em seu interior.



Hospedamo-nos no Dive Hut. O hotel possui estrutura satisfatória e um anexo, onde podem ser guardados os tanques e ainda, onde se pode lavar e guardar as roupas de mergulho para os dias subsequentes.


Dive Hut Hotel

Anexo para a guarda dos tanques e roupas de mergulho

Todo o equipamento foi alugado no Wanna Dive, apenas um dos muitos estabelecimentos que existem na região para tal. Assim, de manhã, abastecíamos os carros com os cilindros necessários para os mergulhos do dia, e a noite deixávamos os cilindros vazios no anexo do hotel, os quais eram, posteriormente, coletados pela Wanna Dive no próprio hotel.



No site de Bonaire, você encontra todas as agências credenciadas:


Todos os pontos de mergulho em Bonaire estão devidamente sinalizados com uma pedra na cor amarela, como a da foto abaixo.

É importante que você sempre use botas de borracha porque as praias são, na sua maioria, de pedra, e essas botas são essenciais para não machucar os pés.


Dentro d´água, a sinalização fica por conta das boias flutuantes, que indicam onde estão os mergulhadores.


Um dos pontos mais famosos de mergulho é o naufrágio Hilma Hooker, afundado há 33 metros de profundidade.


Hilma Hooker

Saindo de Bonaire, a 1,2km de distância, podemos encontrar uma pequena ilha desabitada chamada Klein Bonaire. Esse passeio somente é autorizado com agências credenciadas, o que se justifica por tratar-se de uma reserva natural protegida. Entretanto, a meu ver, não se diferencia muito do que vimos durante todos os mergulhos em Bonaire.

Klein Bonaire

Bonaire ainda conta com o Washington Slagbaai National Park, que abre todos os dias, de 8-17h, exceto em feriados, mediante o pagamento de uma taxa de 25 USD para não-residentes. É um parque nacional e reserva ecológica na parte noroeste da ilha de Bonaire, no Caribe Holanda. O parque possui 5.643 hectares, cobrindo cerca de um quinto da ilha de Bonaire. Fundada em 1969, o Parque Nacional de Washington Slagbaai foi a primeira reserva de natureza a ser estabelecido nas Antilhas.


Boka Slagbaai

No último dia de folga, antes do embarque, necessário após dias de mergulho com cilindro, pode-se aproveitar para visitar as Slave Huts, casas dos escravos que trabalhavam nas salinas, no século XVII, e ainda aproveitar as baladas com ritmos caribenhos, espalhados pela cidade.



Roteiro de mergulho:

Dia 01: mergulho noturno em Wind Sock 150

Dia 02: mergulho em Hilma Hooker e Salt Pier

Dia 03: mergulho em Salt Pier no amanhecer, Playa Funchi, Boka Slagbaai e Playa Lechi

Dia 04: Karpata e Klein Bonaire

Dia 05: Alice in Wonderland, Punt Vierkant e novamente Hilma Hooker

Dia 06: descanso

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page